quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ELEIÇÃO QUE CORREU O MUNDO

Pela repercução nacional e internacional obtida na época, estamos retranscrevendo fato aqui em Santo Ângelo ocorrido há longos anos atrás e transcrito na pag. 133 e 134 de meu livro SANTO ÂNGELO QUE EU CONHECI.
Com a cassação do Vice-prefeito, eleito junto com o Sr. Sigfind Ritter, o Sr. João Calisto de Medeiros, Sargento do Exército, após a Revolução de 1964, a Arena lançou candidato único o Sr. Lauro Anchauer, pertencente ao antigo Partido de Representação Popular, como uma imposição deste.
Dado, talvez, a sua pouca simpatia e de seu partido perante as opiniões publicas, este candidato teve menos votos que os votos brancos. Cremos que foi uma forma de repulsão popular. A noticia do candidato que perdeu para os votos em branco correu o mundo, pois foi motivo de comentários até na B.B.C de Londres como único caso no mundo .
A eleição foi anulada. E, novamente, concorreram Ricardo Leônidas Ribas e José Alcebíades de Oliveira, vencendo o primeiro por grande maioria dos votos.
Devemos esclarecer que, perante a Lei Eleitoral vigente, o Sr. João Calisto de Medeiros era inelegível por ser militar. Dois advogados entraram com o pedido de sua cassação, que foi atendido pela Justiça Eleitoral.
Em uma cédula um eleitor escreveu o seguinte verso:
“É DURO NADAR DE PONCHO
CORRER AVESTRUZ DE TAMANCO
VOTAR EM LAURO ANCHAUER
E AGUENTAR O CASTELO BRANCO”




Nenhum comentário:

Postar um comentário