quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ELEIÇÃO QUE CORREU O MUNDO

Pela repercução nacional e internacional obtida na época, estamos retranscrevendo fato aqui em Santo Ângelo ocorrido há longos anos atrás e transcrito na pag. 133 e 134 de meu livro SANTO ÂNGELO QUE EU CONHECI.
Com a cassação do Vice-prefeito, eleito junto com o Sr. Sigfind Ritter, o Sr. João Calisto de Medeiros, Sargento do Exército, após a Revolução de 1964, a Arena lançou candidato único o Sr. Lauro Anchauer, pertencente ao antigo Partido de Representação Popular, como uma imposição deste.
Dado, talvez, a sua pouca simpatia e de seu partido perante as opiniões publicas, este candidato teve menos votos que os votos brancos. Cremos que foi uma forma de repulsão popular. A noticia do candidato que perdeu para os votos em branco correu o mundo, pois foi motivo de comentários até na B.B.C de Londres como único caso no mundo .
A eleição foi anulada. E, novamente, concorreram Ricardo Leônidas Ribas e José Alcebíades de Oliveira, vencendo o primeiro por grande maioria dos votos.
Devemos esclarecer que, perante a Lei Eleitoral vigente, o Sr. João Calisto de Medeiros era inelegível por ser militar. Dois advogados entraram com o pedido de sua cassação, que foi atendido pela Justiça Eleitoral.
Em uma cédula um eleitor escreveu o seguinte verso:
“É DURO NADAR DE PONCHO
CORRER AVESTRUZ DE TAMANCO
VOTAR EM LAURO ANCHAUER
E AGUENTAR O CASTELO BRANCO”




sexta-feira, 4 de agosto de 2017

JOÃO PAPUDO
João Papudo (devido ao seu bócio ou papo muito avantajado) era um conhecido ladrão de galinhas, que se tornou famoso e popular em Santo Ângelo nos anos de 1942 e 1944. Era notável a maneira como ele se acercava dos galinheiros sem se faze r notar.Nos lugares mais difíceis ele conseguia entrar e fazer um roubo de galinhas.
Contam que numa mesa de jogo na vila Ditz, onde o Delegado de Policia também participava os jogadores pensaram em comer uma galinhada, mas, não tinham a galinha. Lembraram se de apelar para João Papudo, o qual prontamente atendeu o pedido, entregando a galinha as 22:30 hrs. Os participantes se deliciaram com a galinhada. Apenas o Delegado de Policia no outro dia deu falta de uma galinha em seu galinheiro, pois, o papudo aproveitou de sua ausência para roubar uma de suas galinhas... para a galinhada encomendada


Na época da Segunda Guerra Mundial, quando aqui no noroeste e norte do estado contrabandeavam muitos pneus para serem embarcados para a Alemanha, através da Argentina, o escritor Telmo Fortes conta em seus romance “A Ultima Viagem do Lobo Cinzento” , que uma espiã Nazista de nome  Sabine  veio se hospedar no Hotel Avenida, para coordenar os embarques de pneus para a Alemanha, em contato com os Nazista daqui, dirigidos por Oscasr Lovtz,, dono de uma oficina de bicicletas na rua Marechal Floreano. Para descobrir  o movimento das patrulhas do Exercito destacadas para prender os Contrabandista, tomando lhes as mercadorias nas estradas do interior do estado e fronteira com a Argentina, principalmente. Para bem desempenhar sua missão ela tornou se amante de um Capitão do Exercito.  Procurava dele informações do movimento das patrulhas.
Um inspetor de Policia de nome Pereira desconfiava da permanência desta mulher muito bonita em Santo Ângelo, freqüentadora de altas rodas, mas não tinha prova de suas atividades. Ela freqüentava clubes e mantinha atividades e convívio com pessoas de nossa cidade. Até que ele entrou em contato com João Papudo e pediu que ele entrasse no quarto da espiã no Hotel. Este encontrou uma manta verde embaixo da cama e um botão de farda militar numa gaveta de bidê. Descobriu que pertenciam a membros do Exercito Nacional. Fazendo espias noturnas em torno do Hotel Avenida, descobriu que era o capitão Firmino que fazia visitas noturnas à  Sabine, que lhe arrancava informações a respeito da movimentação das patrulhas militares. No dia seguinte à vistoria efetuada por papudo em seu quarto ela em companhia do juiz e do promotor foi registrar queixa na policia de que haviam roubados todas as suas jóias finas ,anéis de ouro, colares, e jóias de família de estimação, o delegado Pacheco Ivens Pacheco chamou o Inspetor Pereira e disse que fosse fazer averiguações no quarto de Sabine. Este simulou uma busca e apreensão, como ele se tratasse de um roubo de pepudo, que aproveitou a oportunidade. Este teve de devolver as jóias colocando as no lugar outra vez...
Graças a esta descoberta de Papudo o inspetor Pereira, numa longa historia e averiguações, conseguiu desbaratar esta quadrilha de espiões nazistas., que operava aqui e em Brusque e3m Santa Catarina.

Essas foram duas oequenas histórias desse popular ladrão de galinhas que operava em Santo Ãngelo, dedicado à  fortuitos roubos, quando dava no geiiuto...

João Peludo

JOÃO PELUDO
O BANDOLEIRO  URBANO
Figura legendária do mundo do crime urbano de Santo Ângelo.Conforme relembrou o colunista Cristiani de Vicari ,João Fernandes Alves, popularmente chamado de João Peludo apelido dado por um brigadiano) aterrorizou a população de Santo  Ângelo  na década de  1980.Seu primeiro crime foi contara Francisco  Dirceu Machado. Vindo de Tres Passos morar na Vila Castelarin  em Santo  Ângelo, , onde iniciou na vida do crime.
O Juiz de Direito nomeou o advogado  o advogado Danilo Schneider para defendê-lo.Como ele não tinha documentos nenhum  que comprovasse sua idade, o médico Dr. Guido Emmell  foi destacado para  determinar sua idade.Calculou-a em 18 anos.Uma das suas primeiras mortes foi a do seu futuro sogro que não queria o namoro de sua filha com ele, o qual morava no Pau Bate. Foi visto vestido de mulher  .Outros  contavam  que ele era um taxista bêbado que escolhia as suas vítimas.
Condenado pela morte de quatro pessoas disse a uma reportagem  que era autor de mais de dez  mortes
Baixinho e franzino, dizia que  “ com uma arma na mão  virava bicho”Habil em se livrar de cerco policial , e muito bom de pontaria.             Teve uma infância e juventude pobre e muito explorada.Iniciou sua vida desgraçada para se vingar das pessoas.
Numa tentativa de fuga do presídio foi morto pela Brigada Militar em 1988.


Apesar de morto  João Peludo, o criminoso  ficou presente na maioria das pessoas, como um personagem que aterrorizava a todos em Santo  Ãngelo,  na década de 1980.