terça-feira, 13 de junho de 2017

NOSSO TIO SOLON GENRO PEREIRA

Aos primos Marlene, Paulo, Neca, Liane , Beto  e Pery
A pessoa  de melhor  gênio da família.Foi a pessoa mais normal ou natural que conheci.Nada o perturbava.Sempre calmo Sabia mais ouvir do que falar.Transmitia sempre paz, amor e tranqüilidade a todos com quem convivia. Sua  fisionomia não  se perturbava nunca.Era capaz de fazer uma advertência a um sobrinho, sem ofendê-lo ou humilhá-lo.Era  um  tio amigo.Tolerante.Desapegado de bens maturais.
Era um viajante comercial que fazia as Praças daqui das Missões e Alto Uruguai, a pé, trans portando-se de ônibus ou de trem. Comprou carro, mas nunca aprendeu a guiar, não fazendo questão. Conquistava sua freguesia com sua personalidade  pacífica e atenciosa.
Em futebol, que só assistia pelo radio só dizia que o “Corintians  é um grande time”.Por isso, talvez, me tornei simpatizante deste clube.

Homem  religioso,de convicções firmes e de  retilinidade  política.Embora seu pai tenha sido secretario particular do senador Pinheiro Machado, era anti  pinheirista ,  pelos métodos políticos deste. Nunca entrava em choque com ele.A nti getulista, participou da campanha  da redemocratização do Brasil,acompanhando comícios. Inscreveu-se na UDN  - União Democrática Nacional .Trabalhando na construção dos  quartéis  de nossa cidade, conheceu o Capitão Luiz Carlos Prestes,, ao qual passou a admirar.
Quando sua mãe chegava  em sua  casa, ele poderia estar atarefado em sua correspondência e confecção de pedidos, que ele parava tudo, e ia tomar chimarrão e conversar com ela.
Alguns dias antes de adoecer fez um  checape com o Dr. Garibaldi, e este se admirou de sua  saúde tão perfeita.i Acredito que Deus o levou tão precocemente, aos 46 anos de idade,porque  já atingira a Iluminação e Plenitude de vida, e ter completado sua missão aqui na terra Repentinamente foi  acometido de  uma apendicite aguda.Por desejar esperar mais um ou dois dias para se operar, esta estrangulou , supurou em todo o intestino, provocando peritonite
Repentinamente, numa manhã, minha mãe Conceição .levantou e saiu correndo  porta fora  clamando”meu irmão vai morrer”! Ao  acordar , sentiu a presença de sua avó Licéria ,pela terceira vez , lhe disse “ Vais ao hospital, que o Sólon  vai morrer”! Foi o quanto ela chegou e ele já expirou.
No dizer do tio Darwin, o comércio quase parou para o velório e enterro  dele.Foi o enterro com o maio número de pessoas  que eu assisti.
Este é um pequeno resumo da vida do tio que tanto  amei e admirei
Abraços
O primo
Antonio Carlos Rousselet

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário