quarta-feira, 12 de abril de 2017

JOAQUIM ROLIM DE MOURA VULGO: SEU QUINZOTE

JOAQUIM ROLIM DE MOURA  VULGO: SEU QUINZOTE
As histórias aqui contadas não são no sentido pejorativo ou de crítica, pois, apenas procuram retratar aquela época do desenvolvimento de Santo Ângelo
Foi intendente de nosso município na década de 1896  a 1900.
Diziam até alguns anos atrás que foi o melhor intendente ou prefeito. .Nada sei ou tenho  de escrito a respeito dele, somente tradição oral.Ainda existiam há pouco tempo atrás pontes  e pontilhões executadas por ele no interior do município. Aliás, numa ocasião em que ele estava  em companhia de operários  dentro de um valo fazendo um pontilhão, o contador da intendência disse-lhe de cima que a intendência não tinha verba para executar esse trabalho. Ao que ele respondeu: ”eu não  sei  o que é verba, o importante é que se apronte o serviço. Pouca educação e muito tino administrativo.
Particularmente, foi construindo a Usina do  IjuisInho, quase totalmente.Projeto do Eng.Luiz Carlos Prestes.Não a concluiu quase totalmente porque o engenheiro da Prefeitura,  José Carlos  Medaglia  fez a Prefeitura encampá-la, junto com a exploração do consumo  da luz elétrica da cidade.Trouxe  a luz de Ijuí Comprava o Kw  por 0,10 e revendia por 0,40 para o consumidor.Ele queria ficar com o lucro para a Prefeitura.Meu pai dizia que esse engenheiro atrasou  Santo Ângelo quase 50 anos pelas industrias que deixaram de aqui se instalarem por falta de energia elétrica.Usou na  execução dos desníveis balizas de taquara.Contava-se que ele tinha instalado telefone  para sua fazenda Quando faltava luz, todo mundo dizia:LUZ SEU QUINSOTE!.
Contavam-se muitas histórias folclóricas a respeito dele. Acredito que a maioria inventadas por falta de assunto.
Como Coronel comandante do Corpo 28 de Provisórios  dava ordem unida para seus soldados aprenderem a marchar e etc. Atavam uma palha no dedão do pé direito e ensinava a marchar dizendo: pé com palha, pé sem  palha”.Um capitão da brigada tentou comandá-los , mas não conseguiu ser atendido,, dizendo meia volta volver e alto. O Coronel  assumiu o comando da tropa  e disse: “Todos em forma com a frente para a Intendência”! no que foi atendido.Para parar a marcha ele disse :”oche,, oche ,oche! E a coluna fez alto....
Numa audiência com o Governador ele foi ás 6 horas da manhã e ficou sentado nas escadarias do Palácio comendo amendoim torrado até as 9 horas para ser atendido
.Não encontrando o interruptor de luz no quarto do hotel, ele colocou um pé de bota no bico de luz para ficar escuro..Quando foi falar com o pastor da Igreja Metodista ele bateu na porta sendo atendido pela secretária que perguntou:
-Que deseja!
-Quero falar com o cuiúdo  de vocês.
-Aqui não tem cuido, somente pastor.
-Na minha manada cuiudo  e pastor é a mesma coisa....
Contava-se que o Coronel    Valsomiro   Dutra  necessitando de reforço para sua tropa pediu ao Coronel  Quinsote  que lhe mandasse alguns soldados Este prontamente lhe mandou 30 homens num caminhão com o seguinte  bilhete:”Junto vão  30  valentes voluntários.Peço mandar as maneias de trava de volta”.
Pessoalmente, acho que apesar de decorridos mais de oitenta anos, ainda acho que o Sr. Joaquim   Rolim de Moura , pelo que ele realizou ,ainda foi o melhor prefeito de Santo Ângelo! Seus descendentes só tem  de se orgulhar de seu nome.
Nos tempos modernos se destacou o Sr.  Siegfried  Ritter,,  como grande  prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário