quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

RESTINGA SECA


OS DISTRITOS DE  SANTO Ângelo
RESTINGA SECA
Restinga Seca  é um dos  distritos de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul..Situa-se a noroeste  da cidade.Limita-se com os distritos de Atafona, Burití,União  ,Lageado   Micuim Cristo Rei,Rincão dos Roratto, e com a área urbana.O distrito possui 416 habitantes, conforme censo de 2.010.Sua área é de 76 há. Quadrados.
Criado oficialmente pela Lei Municipal 815 de 25 de setembro de 1984.
Cursos dÀgua  Arroio Burití,Arroio Schultz, Lageado Atafona .
Possui uma igreja  Católica e uma escola de ensino fundamenta.
O nome do distrito originou-se  do aspecto físico e geográfico do local. Esse nome foi dado pelos pioneiros da localidade, que eram em maior número de origem italiana, e, que começaram a se estabelecer a partir de 1910.Alí nasceram e viveram meus amigos e freguezes Agostinho Casarin,Hilário Casarin,Ezelvir Fiorin,,que foi o pioneiro no uso de calcáreo, que foi distribuído à pá.Alcides Avozani  Bronildo  Lavisch, Gildo Rossini,bem como o “poeta  caminhoneiro” Luiz Fiorin que puchou muito calcário para  minha firma A.C.Rousselet, Pedro Fiorin alambiqueiro e Leopoldino Moreira , chefe marato local, genro de Vergílio Pinto,lavoureiro, pecuarista,benzedor de lavouras contra diversos males,homem de visão e autodidata e de muitos conhecimentos.
Benzedeira Maria Luiza, famosa pr seus trabalhos e vidente.Servidora e estimada na comunidade.
Professoras Paulina e Edi ,                         antigas na comunidade.
O fundador do  distrito  de Restinga Seca foi o fazendeiro  Coronel Vergílio Pinto, tendo construído sua bela morada  em sua fazenda.Chefe político chimango  na localidade.Homem pragmático e de poucas palavras e escritos.Bondoso, mas, o que não dava para resolver por bem, logo partia para o uso da adaga.Amigo do Coronel Bráulio Olveira. Inimigo  do Coronel Pedro Arão,chefe maragato residente no Passo da Pedra, em Giruá.Participou,junto com seu filho, do Combate da ponte do Rio Ijui Grande, contra as forças de Luiz Carlos Prestes comandadas pelo Coronel Pedro Arão, acompanhando eles as  forças Provisórias do Coronel Bráulio de Olveira e do Sétimo Batalhão de Caçadores de São Oeopoldo.Dada a grande diferença de forças, obtiveram a vitória.
Os colonos  ou moradores do distrito,, que quisessem ter uma vida normal, teriam que pertencer  ao partido do Coronel, pertencer a religião dele e aceitar o voto de cabresto,, às vezes sem saber em quem tinham votado.Se usassem lenço  no pescoço, teria que ser branco de chimango, igual ao do Coronel.

Essa é uma rápida história de um dos distritos de Santo Ãngelo, onde tivemos muitos amigos e clientes durante mais de 50 anos.

Morada de Vergílio Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário