quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Histórias Pitorescas

Histórias Pitorescas
Uma historia pitoresca que me foi contado pela senhora Clady Balestreri, secretária do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Caridade de Santa Maria.
Ela é natural da pequena localidade de Caiby, em Santa Catarina, quase confrontando com Iraí, do lado de ca do rio Uruguai, a qual me contou a seguinte historia verídica:
Dois casais de alemães deixados juntos à foz do Rio Uruguai. Subiram-no não sei por que meio, indo se estabelecer na outra margem do mesmo, confrontando com Iraí, local chamado de Passarinho. Um dos casais estabeleceu-se no alto de um morro e construindo uma casa muito bonita em forma de um castelo, por isso chamada pelos turistas que lá aportavam de “castelinho”.Era construída toda de madeira aplainada, quadrada. Todas encaixadas e presas com tornos de madeiras. O interessante é que não foi usado um prego.Conheci esse castelinho num passeio de lancha pelo riu Uruguai, quando veraneava em Iraí.O outro casal foi morar perto de Caiby-colonização italiana, em Mondai,
 junto ao Rio Iracema (afluente do Rio Uruguai), seus moradores eram todos alemães e seus descendentes.Seus nomes eram Frida e Rolf.
Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e começou a perseguição aos Alemães.Esse casal entrou em pânico, por não saberem falar o português.Embrenharam-se mata dentro, indo morar num lugar de difícil assesso, próximo ao Rio Iracema.Somente vinham ao comercio, talvez ate Mondai, para fazer as compras que necessitavam, de canoa.Retornando para casa assim que podiam.
Os anos se passaram celeremente, ate que numa volta de conversa, sempre em alemão, no ano de 1989, tomaram conhecimento de que a grande guerra havia acabado, e que poderiam falar livremente o alemão, e, que todos no Brasil estavam integrados numa comunidade só, podendo ir e vir para onde quiser e a qualquer lugar.
Ficaram muito alegres e aliviados...
Porem, e a Policia?Perguntaram...
Aquela Policia e aquela  Ditadura não existia mais, caíram. Vivemos hoje no Brasil numa comunidade só-alemães, luso-brasileiro, italianos, poloneses, franceses árabes, negros, etc...
-Então, disse Rolf, - Frida, poderemos voltar para cidade, de novo... E assim fizeram, com um final muito feliz para ambos.
É de fato uma historia muito pitoresca, em pleno século 21...


Nenhum comentário:

Postar um comentário