sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

OS HOMENS QUE MARCARAM O MUNDO E OS BOIS DE PONTA

OS HOMENS QUE MARCARAM O MUNDO E OS BOIS DE PONTA
Contou-me meu primo  Pery   Sommer  Pereira  que nosso tio carreteiro João Nunes Pereira , que ele tracionava suas carretas de bois com três junta.Em cada três anos ele trocava as três juntas por novas com bastante força e energia.Conservava  , porém, um boi velho e experimentado  na ponta esquerda,para conduzir os novos pelo melhor caminho a seguir.
Antigamente, quando Julio de Castilhos foi candidato a Governador do Estado do Rio Grande do Sul –homem novo (parece que tinha em torno de 30 anos),idealista,cheio de idéias novas a realizar,ele disse num discurso inflamado num comício em Cruz Alta, que o Rio Grande do Sul precisava  de um governo com idéias novas para executar grandes realizações  e progresso.!
Estava na frente do palanque  ,escutando atentamente seu discurso, um velho carreteiro,passando sua mão calejada pela  grande barba branca.O candidato empolgado, vendo-o, perguntou-lhe: o que o senhor  com sua grande experiência de vida,  o que nos diz de nossas idéias e  programa!
-‘Olha  doutor! Pelo tempo que eu tenho conduzindo carretas, nunca consegui  subir a Serra de Santa Maria com boi novo na ponta....” respondeu-lhe o ancião, amaciando suas longas barbas brancas...
Comparando, assim, também, tem acontecido no mundo, através dos tempos, com  países que tiveram administradores de grande capacidade de trabalho e muito idealismo, porém ,com pouca  experiência de vida, levaram suas nações  a grandes realizações, mas, no final, a grandes abalos e caminhos tortuosos.
Assim foi com Napoleão Bonaparte, Adolfo Hitler  , Mussolini,Stalin ,Jânio Quadros,Jango,Brizola, Lula,Dilma e tantos outros de pouca vivênciz vida a fora, que deixaram uma marca negativa em seus países.
Os respectivos países   assim atingidos,,,se reergueram  dirigidos  por homens maduros e com grande experiência de vida , tais como:
Winston Churchill na Inglaterra – O homem do século
De Gaulle na França
Adenauer  na Alemanha,
De Gásperi  na Italia,
Roosevelt, o homem da cadeira de rodas, que reergueu os Estados Unidos da Grande Depressão e foi fator decisivo para a Vitória na Segunda Guerra Mundial,
E , esperamos que ,  Temer e Meirelles,homens maduros e com muita experiência de vida, consigam  trazer o Brasil aos trilhos....

Muitos outros exemplos  no mundo  poderíamos dar de administrações positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário